Federação de Pessoas com deficiência na Guiné-Bissau quer mais atenção das autoridades

Presidente da FADPD, Lazaro Barbosa falava esta quinta-feira, 03 de dezembro de 2020, após de entrega ao governo manifesto das pessoas portadoras de deficiência alusivo a comemorações do dia Internacional das pessoas portadoras de deficiência no Palácio do Governo em Bissau.

Lazaro disse além de dificuldades de inclusão na sociedade, os deficientes são ainda vitimas de preconceitos.

Queremos que o Estado da Guiné-Bissau cria condições desde as infraestruturas, saúde, escola e trabalho para o bem das pessoas com deficiência afim de darmos as nossas contribuições para o desenvolvimento do pais.

Barbosa sustenta que, a data marca um compromisso do governo da Guiné-Bissau com pessoas com deficiência.

Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam, permite a viragem da pagina a favor dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Ainda Nabiam garante dar instruções ao Vice-Primeiro Ministro a marcação de um breve encontro com a federação para debaterem entre outros assuntos ligada as pessoas com deficiência na Guiné-Bissau.

A mensagem do secretário-geral das Nações Unidas alusivo comemorações de três de Dezembro em meio de pandemia, António Guterres, pediu uma recuperação com inclusão das aspirações e dos direitos das pessoas com deficiência num cenário pós-covid abrangente, acessível e sustentável.

Segundo ONU, existem 1 bilhão de pessoas com deficiência em todo mundo. Elas estão os grupos mais expostas à exclusão da sociedade.

Três de Dezembro é comemorado em todo mundo dia Internacional das pessoas com deficiência, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1992, com o objetivo de gerar a discussões sobre a situação das pessoas com deficiência, a Guiné-Bissau ratificou a convenção Internacional das pessoas com deficiência em dezembro de 2013.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x