Familia guineense é maior contribuinte no setor da saúde com participação de 68% nas despesas aponta relatório

Diretor-geral da Administração do Sistema de Saúde Mamadú Mudjataba Baldé

Por:Ussumane Baldé

Anuncie connosco

O Ministério da Saúde Pública procedeu  esta terça-feira, 30-11-2021, a validação de contas nacionais da saúde pública alinhando a,  com um ambicioso processo de reformas dentro da grande linha da economia da saúde, nomeadamente a melhoria da planificação, a definição de estratégia de financiamento do setor da saúde, as contas nacionais e  a melhoria da gestão financeira do setor.

Mamadú Baldé  anunciou  que, o atual relatório aponta que a estrutura do financiamento no período de 2015 a 2017, as famílias foram maiores financiadores   (OUT OF POCKET) de saúde contribuindo em média com  68%das despesas totais, o segundo maior contribuinte é o resto do mundo quer dizer apoio externo em média 24% das despesas totais, em último lugar, o gasto do governo tem menor representação no setor, em média 7%das despesas totais.

Na abertura dos trabalhos, o Diretor-geral da Administração do Sistema de Saúde Mamadú Mudjataba Baldé  enfatizou em como que, as  contas da saúde (CS) constituem uma importante fonte de informação económica e financeira do sistema de saúde, pois, permite aos decisores terem um  instrumento para monitorar o financiamento global realizados no setor da saúde num determinado período.

” É fundamental dispor a nível nacional dos relatórios como a das contas nacionais da saúde que possam fornecer informações fiáveis e completas sobre o financiamento dos sistemas da saúde, no periodo da formulação das políticas sanitárias”.

Ministério da saúde pública realizou o ateliê de apresentação e validação do relatório de contas nacionais da saúde pública de 2015-2017 .

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x