Ex-combatentes portuguesas ameaçam promover vigília junto à embaixada de Portugal

DE: Martinho Mendes

Associação dos ex-combatentes deficientes das forças armadas portuguesas na Guiné-Bissau (ADECOFARP-GB), ameaçam promover uma vigília frente a embaixada de Portugal para exigir o respeito aos que lutaram ao lado do Estado português durante ao período colonial.

Falando a imprensa, o presidente da associação dos ex-combatentes deficientes das forças armadas portuguesas na Guiné-Bissau Amadú Djau, responsabiliza o embaixador de Portugal no país pela demora na concessão de visto a um dos seus associados Emanuel Braima Bangura para o efeito de tratamento médico em Portugal.

Amadu Djau

Amadú Djau disse não compreender qual é o papel da embaixada de portugal na Guiné-Bissau, no qual questionou se a concessão dos vistos para antigo combatentes portugueses no país para o efeito de tratamento médico carecem de burocracias e negociações.

“ Todos nós sabemos que a situação que o Braima Bangura enfrenta neste momento é um caso de extrema urgência que requer o tratamento médico o mais rápido possível “, explicou.

Na sua comunicação, Amadú Djau acusou o Adido militar da embaixada Nuno Gonçalves Vitorino, de criar bloqueio aos ex-combatentes por este dizer que, só pode ser evacuado doente mediante nacionalidade, o facto segundo Braima indigna os antigos combatentes.

Por outro lado, o presidente da organização chama atenção ao governo da Guiné-Bissau para resolver a situação junto do governo português a fim de honrar com as suas obrigações.

Por sua vez, o ex-combatente Emanuel Braima Bangura visivelmente debilitado, manifestou-se preocupado face a sua situação sanitária, salientando que o Estado português tem por obrigação de lhe atribuir visto porque prestou serviço a favor de Portugal durante período colonial.

De referir que, associação conta atualmente com mais de 17 mil membros alguns deles com grave problemas de saúde que dizem sentir abandonados a sua sorte pelas autoridades portuguesas.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x