EUA: Congresso Valida a Vitória de Joe Biden


É agora irrevogável. Joe Biden é definitivamente o 46º presidente dos Estados Unidos da América (EUA). No final de um dia louco no Capitólio invadido por milhares de Trumpists e a interrupção da sessão de certificação – que causou a morte de 4 pessoas e a detenção de 52 assaltantes nas fileiras dos manifestantes – o Congresso dos EUA validou finalmente os resultados endossados pelo Colégio Eleitoral na noite de quarta-feira.
Foi o Vice-Presidente, o republicano Mike Pence, que o anunciou após horas de debate num Capitólio mais uma vez seguro. A tentativa de objectar à certificação da vitória de Joe Biden no estado do Arizona por 6 votos republicanos a 93 foi rejeitada pelos senadores. A Câmara dos Representantes rejeitou a objecção por 303 votos contra 121.
O Congresso finalmente ratificou por esmagadora maioria a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais americanas de 3 de Novembro de 2020. O antigo vice-presidente de Barack Obama torna-se assim legalmente o novo presidente dos Estados Unidos da América, e espera-se que tome posse a 20 de Janeiro de 2021.