Estudantes Do Instituto Superior Horizonte Apelam Fim Da Greve no Ensino Guineense


Por: Lijunira L. Nancassa
Estudantes do Instituto Superior Horizonte realizaram hoje 23 de Julho de 2021, uma visita de estudo a Mousaleu de Amura sob lema: “no kunsi nó história.
A saída da visita Diretor do instituto Superior Horizonte Samper Ernesto Gomes precisou que, objetivo da visita é reviver minuciosamente o possível a nossa história salientando que tudo terá começado ali, depois desenrolou mas tarde na presença dos colonizadores pelo território nacional posteriormente à luta de libertação nacional. Hoje Amura serve de galeria para os combatentes de liberdade da pátria o que é essencial para estudantes conhecer a história.
Com a pandemia de covid-19 restringimos as nossas visitas e tivemos que nos readaptar contrario como fazemos anualmente, mês passado estivemos em Buba onde visitamos parque Cufare que é uma reserva de biodiversidade. O saber não pode limitar só na sala de aula pois esse tipo de visita é essencial para conhecimento académico, é necessário implementação nos cadernos escolar do ministério da educação nacional história da Guiné-Bissau de que histórias estrangeiras, afirmou.


Por outro lado Presidente da associação académica de Instituto Superior horizonte Alassan Baldé disse que, conhecimento nunca é demais portanto amura faz parte da nossa história razão pelo qual efetuamos essa visita para ampliarmos o nosso conhecimento, saímos muito satisfeito como o nosso líder Amílcar Cabral “sempre disse os que sabem devem ensinar os que não sabem” como fomos ensinados hoje.
Apelo todos os estudantes a irem ao encontro da história Nacional.
Os estudantes apelam ao governo que resolva situação da greve que afeta o ensino Guineense.