Embaixador americano Tulinabu anuncia apoios financeiro ao país


O embaixador dos Estados Unidos, Tulinabu Mushingi, apresentou esta terça-feira 4/05/2021, embrulhos de financiamento para diferentes setores na Guiné-Bissau.
Durante a sua 13ª visita no país, o Diplomata, disse que apesar dos desafios enfrentados no período da pandemia, os Estados Unidos vai dar continuidade aos seus respectivos programas de financiamento no país.
Programas estes, de financiar o projeto de alimentação escolar orçado para dez mil milhões a mais de cento e vinte mil aaluno, apoiar o governo em montante de quatrocentos e trinta milhões de Fcfa a fim de descartar munições militares perigosas e melhorar o processo de comercialização de castanha de caju em três países ( Guiné-Bissau, Senegal e Gâmbia) no valor de trinta e oito milhões de dólares.
Plano Diplomatico
Mushinge sustenta que a nova administração dos Estados Unidos está prioriza parceria com o continente Africano, pois acredita no espírito empreendedor e inovador das nações Africanas sobretudo nos jovens.
Segurança
Tulinabu, Informa que nos próximos tempos visitará o país diferentes agências de segurança americana, nomeadamente o de combate a tráfico de drogas, e entre outros.
Democracia e Boa governança
A administração Biden pretende fortalecer as democracias e lutar contra os fenómenos de terceiro mandato, promover boa governação, respeito aos direitos humanos, liberdade de expressão e da imprensa constam
Alumnis (beneficiários dos programas de formação)
A embaixada americana vai continuar seguir e apoiar os ALUMNIS, “jovens guineenses beneficiários da bolsa americana de curta duração” garantiu o embaixador, tendo sublinhado o processo da criação e de assistência que a embaixada tem prestado a associação da mesma, destacando plano de financiamento para este grupo de jovens, com treinamentos em diferentes áreas nomeadamente Civic leadership, públic management e business enterpreneurship.
Texto e img: Laercia V. Insali