Em curso refinanciamento das pequenas, medias e grandes empresas em alguns paises da Africa

A Tunísia está a avançar para a criação de um fundo de recuperação para apoiar as empresas enfraquecidas. Foi o que resultou da 6ª reunião do Comité de Supervisão Macroprudencial e Gestão de Crises Financeiras, realizada a 28 de Dezembro de 2020.

“O comité discutiu a necessidade de complementar as medidas de apoio e as medidas excepcionais tomadas pelas autoridades públicas e reguladores para limitar o impacto económico da crise, criando um fundo de recuperação para apoiar as empresas vulneráveis e assegurar condições conducentes à sua recuperação”, disseram os membros do comité no final do seu conclave. O comité inclui o Governador do Banco Central da Tunísia (BCT), na sua qualidade de Presidente, um representante do Ministério das Finanças, o Presidente do Conselho do Mercado Financeiro (CMF), o Presidente do Comité Geral de Seguros (CGA) e o Director Geral da Autoridade de Supervisão das Micro-Finanças (ACM).

As modalidades institucionais e práticas deste fundo devem ser determinadas em consulta com o ecossistema.

Além disso, os membros do Comité concordaram com a necessidade de reforçar o acompanhamento do impacto da crise nos operadores públicos e privados e de reforçar as medidas de acompanhamento para assegurar o apoio à actividade económica e garantir a estabilidade e a solidez do sector financeiro.

Durante os seus trabalhos, o Comité analisou a evolução do ambiente económico e financeiro no ano 2020 e analisou a situação do sector bancário e os resultados do teste de stress que demonstrou a resistência do sector à crise ligada à pandemia de saúde, bem como a actividade no mercado financeiro, companhias de seguros e instituições de microfinanças.

O Comité de Supervisão Macroprudencial e Gestão da Crise Financeira foi criado ao abrigo do Artigo 85 da Lei n.º 2016-35 de 25 de Abril de 2016 que estabelece o estatuto da BCT.

De acordo com este artigo, esta estrutura está encarregada, por um lado, de emitir recomendações sobre as medidas a tomar pelas autoridades reguladoras do sector financeiro e a sua aplicação com vista a contribuir para a estabilidade do sistema financeiro como um todo, incluindo o reforço da solidez do sistema financeiro, a prevenção da ocorrência de riscos sistémicos e a limitação dos efeitos de possíveis perturbações na economia tunisina, e, por outro lado, a coordenação de medidas relacionadas com a gestão de crises financeiras.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x