Eleição STJ: Líderes do projeto ” Mudança ” apostam na quebra do ritmo ” sonolento” dos tribunais

O Juiz Conselheiro e Presidente da Câmara Civil do Supremo Tribunal de Justiça, submeteu esta segunda-feira 10/05/2021, o manifesto da sua candidatura a presidência da Corte Suprema.

No ato da sua apresentação, o Juiz e o candidato do projeto “ Mudança” ,Mamadu Saído Baldé, assegurou que é a hora de assumir o papel histórico reservado aos operadores do judiciário.

O projeto “Mudança” abrange a candidatura do Juiz Mamadu Saído Baldé, para a presidência e do Juiz Lima Antônio André para o cargo de Vice-presidente do Supremo Tribunal.

Motivação
Segundo o magistrado, Mamadu Saido, a motivação para a sua candidatura consiste na deficiente gestão do funcionamento que os tribunais encontram, e na precária condições de trabalho dos profissionais.

Ambição do Projeto

Saido Baldé, difundiu que a sua candidatura para a presidência do Supremo Tribunal de Justiça propõe lançar um novo modelo de ligação institucional com os demais poderes de estado, projetar e refundar a história da magistratura guineense pela via da renovação, da mesma forma, para a criação de um novo modelo de gestão, onde todas as categorias de magistrados terão oportunidade de pronunciar sobre o seu presente e futuro.

Por outro lado, anuncia que as duas candidaturas surgem para contrariar o conservatório reinante na corte Suprema, em resistir às mudanças renovadoras e são uma proposta para consolidação da independência do poder judicial. Além do mais, reorganizar o tecido estrutural das diferentes instâncias judiciais que estão no estado crítico e quebrar o ritmo sonolento dos tribunais.

Metas programáticas

O Magistrado, articulou a necessidade de proceder uma reforma estruturante a todos os níveis dos tribunais, portanto, assevera propor ao conselho superior da magistratura judicial a criação de um novo corpo de inspetores de entre os atuais desembargadores na primeira semana do mês de junho, com a finalidade de proceder ao diagnóstico do estado do atual funcionamento dos tribunais e avaliação dos juízes de direito, declarar na primeira semana de Julho a existência de vagas no STJ, para efeitos do concurso ao cargo de juízes conselheiros, promover a resolução imediata de todos os pendentes relacionados com os atrasos nas atualizações salariais dos magistrados, aquisição de viaturas a juízes de tribunais superiores e juízes de primeira instância, e a redefinição da gestão do cofre geral dos tribunais.

No entanto, O candidato a presidência afirma que estão preparados para fazer renascer a esperança na edificação do poder judiciário mais forte , independente e mais virada a satisfação da justiça material.

De salientar que a eleição está prevista para o dia 18 do mês corrente, tendo como candidatos a presidência, os magistrados Mamadu Saido Baldé e Ladislau Embassa. E Para o cargo de Vice-presidente, são três magistrados candidatos, Osires Pereira, Lima Antônio André e Juca Armando Nancassa.

Texto e img: Laercia Valeriana Insali

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: