Educação: SIESE exige do governo a aplicação da carreira docente universitária

Por: Cintia Ross Dayves

O Sindicato Nacional dos Professores e Funcionários da Escola Superior de Educação ( SIESE) exige do Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam a aplicação da carreira docente universitária e o pagamento de carga horária suspenso há mais de um ano.

As exigências do sindicato foram tornadas públicas esta sexta-feira, 05-11-2021, a saída de entrega do caderno reivindicativo ao ministro da Educação, Cirilo Mamasaliu Djaló.

Falando a imprensa, o presidente do sindicato nacional dos professores e funcionários da escola superior de educação ( SIESE), Luís da Costa, disse que estão exigir do governo a contemplação no Orçamento Geral do Estado de 2022 a remuneração que respeita a carreira docente universitária.

“Acabamos de entregar ao governo o caderno reivindicativo para chamar atenção sobre algumas situações que podem pôr em causa o normal funcionamento do setor”.

Luís da Costa considera de crucial a aplicação de carreira docente universitária e, apela a exoneração do director da Unidade de formação de professores Serifo Fall Camará de Buba sul da Guiné-Bissau acusando de estar a distribuir aquela unidade escolar com a adulteração das fichas dos professores e a recusa “abusiva” de entregar horário a alguns professores afetos aquela unidade.

Da Costa disse que, a exoneração do director não deve ser tomada de ânimo leve caso contrário vão paralisar o funcionamento de todas as unidades escolares do País.

O sindicalista apela ainda ao governo para que sejam exonerados todos os diretores das unidades que não tenham a formação superior frisando que próprio ministério da educação já não aceita a colocação de nenhum professor que não tenha a formação superior.

Luís da Costa manifestou a disponibilidade da sua organização para uma negociação seria e Franca com o executivo, sem no entanto pôr em causa a qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas diferentes unidades escolares do País.

SIESE entregou um caderno reivindicativo de 19 pontos ao governo através do ministério da educação nacional.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x