Ecos de 7 de junho: CENFI entrega certificados aos estudantes formados em construção civil e eletricidade geral


Por: Ussumane Baldé (Fitchas)
CENFI-centro de formação industrial (antiga escola técnica) é um dos centros de formação profissional do INAFOR o mais antigo do país, ficou totalmente danificado durante o conflito de 07 de junho de 1998.
No dia de lembrar o éfemeride, o centro (CENFI) procedeu a entrega dos certificados aos nove estudantes que concluíram com exito a formação em construção civil e eletricidade geral.
em declaração alusívo a cerimónia, o diretor do referido centro deixou claro que os objetivos primórdios que motivaram a criação do centro mantêm-se intactas, que é de formar os jovens afim de participarem ativamente no processo de desenvolvimento do país, mas enaltece os desafíos e dificuldades que enfremtam.
“O centro está motivado em formar e facilitar a empregabilidade dos jovens para poderem dar seus contributos no processo de desenvolvimento do país,mas o que é certo, é que o centro depara com carência de materiais de trabalho, requalificação das instalações e atualização dos recursos humanos.” proferiu o diretor geral do CENFI, Agostinho Lopes Cá, que perspetivou tornar o centro em um colégio comunitário.


Em nome dos finalistas,o Idrissa Mané, apelou o estado guinnense a reéquipar o centro para que possa ser mais funcional, criando condições aos estudantes e oferencendo bolsas do estudo aos requerentes naquela escola de formação.
“Com aprendizagem adquirido vamos dar as nossas forças e contribuir para o desenvolvimento do país, solicitamos as autoridades nacionais para maior engajamento vis-á-vis do centro”.
Recorda-se que o centro ficou danificado por completo após ser fortemente bombardeado durante o conflito polítco-militar que se registou na altura, atualmente o CENFI conta com 235 alunos ativos e até ao final do ano os estudantes poderam atingir o numero de 600 inscritos, de acordo com o diretor geral do centro Agostinho Lopes Cá.