Diplomacia: REINO DE MARROCOS ABRE EMBAIXADA, EM BISSAU.


O reino de Marrocos abriu esta segunda-feira 19 de Outubro de 2020, de forma oficial a sua embaixada, em Bissau. O ato simboliza a vontade política e inequívoca das autoridades dos dois países em reforçar e incrementar ainda as mais relações de amizade e cooperação de longa data existente entre os dois estados.
Falando no ato, o Secretario de Estado de Cooperação Internacional Augusto Gomes ato oficial da abertura é uma prova evidente do relançamento da diplomacia guineense mediante a ampliação das redes diplomáticas e uma abertura ao mundo. Tendo afirmado que o reino de Marrocos foi um dos primeiros países a apoiar a justa causada luta da libertação da Guiné-Bissau.


” Hoje, somos desafiados não apenas a preservar estas relações, como também, ampliar áreas de cooperação e criar condições essenciais para implementação de vários acordos já existentes e aqueles em carteira mas que não puderam ser assinados a quando da visita do rei do Marrocos a Bissau, em Maio de 2015. Sustentou
De acordo com Augusto Gomes, no âmbito ainda da inauguração da embaixada que fica no bairro de Ajuda, em Bissau, a chefe de Diplomacia Guineense Suzi Carla Barbosa viaja ainda esta semana a Marrocos onde vai assinar sete acordos em diferentes setores, o que segundo ele, vem aprovar que a Guiné-Bissau volta estar no mapa mundial de cooperação internacional.
Entretanto, para o Encarregado de Negócios de Reino de Marrocos, em Bissau, Farid Cherrar, a abertura da nova embaixada demonstra excelente relação existente entre os dois países e insere-se no quadro da visão e laços de amizade e de irmandade que a sua majestade Rei de Marrocos tem reservado para com o povo amigo e irmão da Guiné-Bissau.
Aos jornalistas, Farid Cherrar disse ter trocado impressões com o chefe de Estado Guineense Umaro Sissoco Embaló, com quem falou sobre vias e meios com vista a desenvolver e reforçar ainda mais as relações bilaterais já existentes.
Questionado pela imprensa para quando a nomeação de um novo embaixador, Farid Cherrar assegura que o assunto está sendo analisado.