Diplomacia: Guiné-Bissau e Espanha reforçam laços de amizade e cooperação

Por: Ussumane Baldé

Bissau,13/01/2023, O Reino da Espanha retoma relações bilaterais com a Guiné-Bissau tendo rubricado no Palácio do governo dois memorando de entendimento nas áreas sociais, ensino superior, desporto e juventude.

A ministra dos negócios estrangeiros, cooperação internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa recebeu hoje o seu homólogo espanhol no Palácio do governo com o objectivo de retomar e reforçar laços bilaterais com o governo da Espanha assim, assinaram dois memorando de entendimento nas áreas sociais.

A ministra no entanto, revelou os ganhos que o país pode arrecadar, depois de anos em silêncios e sem desenvolvimento dessas relações entre os dois países.

” É um prazer receber a delegação liderada pelo senhor ministro Albares Bueno, como sabem o país entre os anos 2007 e 2008, a quando da abertura da primeira embaixada espanhola aqui em Bissau, tínhamos excelentes relações de cooperações com a Espanha, estávamos nas listas dos países prioritários o que tem acontecido depois de 2012, hoje estamos, precisamente mostrando retoma da Cooperação, e uma boa vontade de intensificar as relações entre nossos países em diferentes setores sociais”.

Suzi Carla Barbosa, reconheceu a potencialidade da Espanha na área pesqueira facto que disse o país poderá ganhar muito e propor ao governo espanhol criação da indústria Transformadora de pesca que pode albergar postes de trabalho para os cidadãos e e por fim Espanha perdoa Guiné-Bissau dívida de dez milhões de euros usadas nas áreas sociais.

“De realçar que o nosso país é o terceiro no ranking dos paises tendo contrato pesqueira com a União Europeia e deste contrato o maior benefíciario é o Reino da Espanha por isso pensamos que com ajuda deles podemos desenvolver o setor, através da criação de uma indústria transformadora de pescado, desse modo também criar postes de emprego”, realçou a chefe da diplomacia guineense.

Para o ministro visitante, José Manuel Albares Bueno, disse que a retoma de relações bilaterais entre os dois países é muito importantes num momento em que a África Ocidental tem vivido ultimamente situações difíceis, garantindo que o governo espanhol vai ajudar o país na luta contra tráficos ilícitos.

“Os dois países reativaram relações bilaterais, cooperativa política para juntos combater luta contra tráfico de seres humanos e outros tráficos ilícitos e por outro lado com ajuda do Presidente da República e da CEDEAO vai ser muito benéfico para encontrar soluções nos países da África Ocidental que nos preocupa tanto no seu aspeto securitário”.

A Guine Bissau e o reino da Espanha assinam memorando de entendimento nas áreas sociais nomeadamente, ensino superior, desporto, saúde entre outros.

De lembrar que a delegacia espanhola teve encontro com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló no Palácio da República, de seguida visitaram hospital nacional Simão Mendes e o Primeiro-ministro Eng° Nuno Gomes Nabiam.

Durante essas visitas o ministro Espanhol deixou garantias de apoiar o país nos domínios da saúde, pesca, alimentação e fórum empresarial.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: