Dionísio Cabi : Serviço público guineense está longe de atingir o patamar da eficácia


DE: Déllcyo Sanca
Afirmou esta quarta-feira 26-05-2021, presidente do Tribunal de Contas durante a cerimónia de abertura do seminário sobre diálogo entre instituição de controlo das finanças públicas e os órgãos de controlo interno, o encontro reuniu cerca de quatro dezenas de técnicos de diferentes instituições públicas.
Na ocasião Dionísio Cabi disse que, o poder público fica com mais de um terço das riquezas produzidas no país, mais os serviços públicos estão longe de atingir padrão de excelência.
Perante a realidade o responsavel defende que, é necessário o controlo adequado e eficiente, aplicação de dinheiro público assume um papel importantíssimo no plano estratégico do desenvolvimento do país.
Dionísio Cabi adverte que, o sistema de controlo interno deve ser orientado por princípios fundamentais que garantem a segurança, para que os objectivos estabelecidos sejam alcançados.
Por outro lado, o responsavel afirma que, as exigências da implementação do sistema de controlo no aparelho administrativo estão a ganhar proporções a cada dia no país.