Dia internacional da paz: IJ em parceria com FNJP promove uma conferência alusivo ao dia internacional da paz
Instituto da Juventude (IJ) em parceria com o Forúm Nacional de Juventude e População (FNJP), realizaram hoje 21 de Setembro de 2020, uma conferência para celebrar o dia internacional da Paz, sob o lema:” vamos investir no potencial de jovens para Paz em África”.
Presidindo o acto o Secretário de Estado de Juventude e Desporto Florentino Fernando Dias disse que o mundo celebra o dia mais significativo da sua existência, o dia internacional da paz uma data que carrega o “amago” da virtude da humanidade. O Secretário de Estado, assegurou ainda que esta data exige de cada cidadão no mundo uma “refleção e acção, para transformar o eu em nós, para que possa melhorar as nossas visões em relação com o outro, elimando qualquer barreira seja racial, étnico e relogioso”, sustentou o governante.
Florentino Dias, recordou ainda que recentemente foi lançado uma rede de jovens para paz, uma acção que não evidência o conhecimento da responsabilidade por parte da nossa juventude para com a paz, como sobretudo da disponobilidade dos jovens em dar o melhor para uma acção de convivência de dentro como fora das fronteiras.


Em representação de Fundo das Nações Unidas para Paz (UNFPA) Ana Leonie Lopes disse que este dia está a ser celebrado nos países da região do Sahel para trazer a paz junto dessa região, e a Guiné-Bissau, está fazer a sua parte para que em conjunto conseguirem esta paz.
A representante falou que esta data está ser ficado nos jovens, por constituirem a maior frange da população Africana e da Guiné-Bissau, a ideia disso é para que possam ter uma voz ativa nas mudanças sociais e politicas, que devem ser cedidas no país.
“Devemo aproveitar as capacidades dos jovens na prevenção e resolução dos conflitos tende-se a construção de uma sociedade mais justas”.
afirmou, apelando ao governo em incluir os jovens no processo do desenvolvemnto e da construção da Paz.
O Secrtário Executivo do Forúm Nacional da Juventude e População (FNJP) Baite Badjana, falou que esta data está a ser celebrado no momento em que o mundo se encontra com problemas, com o destaque ao covid-19, problemas religiosas e do terrorismo nos países da costa ocidental da África.


Baite Badjana afirma que é da responsabilidade da juventude assumir este desáfio e é isso que estão a fazer no momento, sustentando que não podia ser diferente porque o propio lema lhes impós em assumir esta giganteca tarefa de transformar a Guiné-Bissau, num país em que o paz social se reine, mas que todo um conjunto de acções que visa proporcionar estabilidade social que aconteça à nivel da costa ocidental da África e como do mundo em geral.
Salienta-se que o dia 21 de Setembro foi instituída pela Nações Unidas como o dia internacional da Paz, através de uma assembleia realizada em 1982.