Dia Internacional da paz: “construir um mundo mais justo, mais sustentável e equitativo.” apela S.G ONU

Secretário-geral António Guterres afirma que por causa da pandemia, apelo é mais importante do que nunca; este ano, organização também comemora 75 anos de fundação; para marcar aniversário, ONU realizou pesquisa global de opinião sobre seu papel e resultados saem esta semana.

As Nações Unidas marcam esta segunda-feira, 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz. Esse ano, o tema do dia é “Moldar a Paz Juntos”. 

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral, António Guterres, disse que a data é dedicada “a apelar às partes beligerantes em todos os lugares a depor armas e a trabalhar em prol da harmonia.” 

Boinas-azuis em Juba, Sudão do Sul. Manutenção de paz foi sempre uma das missões da ONU, Unmiss/Eric Kanalstein

Apelo 

Durante 24 horas, todos são convidados a fortalecer os ideais da paz vivendo um dia sem violência.  

Para o chefe da ONU, “à medida que a pandemia da Covid-19 continua a assolar o mundo, este apelo é mais importante do que nunca.” 

Foi por isso que Guterres pediu um cessar-fogo global em março, um apelo que irá repetir na abertura da semana de alto nível da Assembleia Geral, esta terça-feira.  

Para ele, “o mundo enfrenta um inimigo comum, um vírus mortal que está a causar imenso sofrimento, destruindo meios de subsistência, contribuindo para as tensões internacionais e agravando os já grandes desafios para a paz e a segurança.” 

Guterres diz que a iniciativa reúne “pessoas para uma conversa global sobre como moldar o nosso futuro e construir a paz em tempos difíceis.” 

O secretário-geral também destaca dificuldades causadas pelas medidas de combate à pandemia. Segundo ele, nestes dias de distanciamento físico, não é possível ficar próximos uns dos outros. Ainda assim, as pessoas devem permanecer juntas pela paz. 

Juntos, conclui António Guterres, os cidadãos do mundo podem

“construir um mundo mais justo, mais sustentável e equitativo.”

António Guterres
Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x