Dia dos Fiéis Defuntos: Familiares depositam coroas de flores nas campas

Por: Martinho Mendes

Os primeiros dias do mês de Novembro, nomeadamente o dia um, Dia de Todos os Santos, e o segundo, Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos, representam para o mundo cristão momentos de lembrança, de respeito e de homenagem merecidos a todos quantos deixaram de fazer parte do mundo dos vivos.

Anualmente, na Guiné-Bissau os fiéis cristãos prestam homenagem a todos quantos, por variadas causas, deixaram de fazer parte do mundo dos vivos, continuando a merecer da parte dos viventes lembrança, aprendizagem de ensinamentos e saudade e centenas de familiares guineenses visitaram na manhã desta terça-feira , 02-11-2021, os diferentes cemitérios de Bissau para render homenagem aos seus entes queridos através de deposição de coroas de flores nas suas campas. Alguns familiares não conseguiram conter as lágrimas, durante o ato.

Para comemoração do dia de defunto, 02 de Novembro, a reportagem da Cap-gb, testemunhou as homenagens que centenas de guineenses renderam aos seus entes queridos sepultados em alguns cemitérios de Bissau com destaque para o Cemitério Municipal de Bissau e da Antula.

Posto isto, a caravana da assembleia do povo unido, partido democrático da Guiné-Bissau ( APU-PDGB) depositaram coroas de flores no Memorial do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral, Koumba Iala, Malam Bacai Sanha e Tagme Na Wai na fortaleza de Amura.

O gesto serve para todos, refletirem profundamente sobre os seus entes queridos que já não estão no mundo dos vivos, principalmente antigos Chefes de Estado que deram as suas contribuições para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Refere-se que segundo a tradição católica, dia de fiéis defuntos é uma oportunidade em que os familiares, amigos e conhecidos rezam e depositam coroas de flores nas campas dos seus entes queridos que buscam a plenitude da vida diante de Deus. O dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado a partir do século XIII em 2 de Novembro, já que no dia 1 do mesmo mês era comemorada a solenidade de todos os santos.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: