Dia da Função Pública Africana : Não se pode tirar o dinheiro público sem ter o suporte legal

DE: Epifania F. Gomes

Afirmação é feita pelo ministro da administração pública, trabalho, emprego e segurança social Dr. Tomane Baldé, afirmou quarta-feira, 23.06.2021 que o sindicato dos trabalhadores tem o direito de reivindicar mas também o patronato tem o dever de manter o equilíbrio isto no quadro da comemoração do dia nacional da função pública Africana .

Ainda o ministro disse estar ciente da imperiosa necessidade de organizar um serviço público eficaz, eficiente e transparente que potencie o desenvolvimento socioeconômico acelerado. “O governo definiu como objetivo estratégico a qualificação, dignificação, motivação e a profissionalização dos recursos humanos da administração pública, designadamente através de uma politica coerente de formação”.

Ministro ainda falou da necessidade de assegurar a boa organização do quadro institucional dos ministérios e secretárias de estado, com vista assegurar uma maior transparência na gestão do processo organizacional que se quer a dinamização e agilização de procedimentos, torna-se importantes para a reforma e modernização da administração pública.

Por outro lado assegura que o processo de elaboração e aprovação das leis orgânicas dos ministérios e secretárias de estado irão introduzir mudanças significativas na vida dos funcionários e consequentemente na administração pública.

O objetivo essencial da agenda de reforma da administração pública é sobretudo melhorar a prestação do serviço público aos cidadãos e empresas e assim poder consolidar a democracia, e aumentar o respeito pelos princípios da transparência e da responsabilidade na gestão pública sem no entanto descurar de responder de forma eficaz as necessidades dos funcionários públicos, a eleição estratégico resulta da constatação de que os recursos humanos são enquanto força inteligente capaz de organizar e movimentar os outros fatores de uma organização. Frisou Tomane Baldé.

O dia da função pública Africana é o momento de reflexão para todos os funcionários da administração pública, passando em revista aquilo que tem sido o desempenho em nome do interesse comum mas também de analisar o que temos feitos para erradicar as má praticas recorrentes na nossa administração pública. Se é certo que a nossa função pública ainda está longe do modelo de uma verdadeira maquina de serviço público também não é menos verdade que todos nós sabemos que temos pela frente grandes desafios para transformar o nosso serviço público uma entidade eficaz, pronta, rápida, transparente e sobretudo sempre ao dispor do utentes disse o ministro da administração pública, trabalho, emprego e segurança social Tomane Baldé.

De recordar que o dia da função pública Africana foi decretado pela primeira vez em 1994, numa conferência Pan-africana dos ministros da função pública, em Marrocos e 10 anos depois, as nações unidas escolheu o mesmo dia para celebrar o dia da função pública.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: