” Depois de um ano a pandemia está mais violenta e grave” afirma Magda Nely Robalo

A Alta Comissária para a Covid-19 na Guiné-Bissau, afirmou esta quinta-feira 25 de Março de 2021, que depois de um ano a pandemia do novo coronavirus está mais violenta e grave.

” Mesmo no auge da primeira vaga nunca tivemos tantas pessoas internadas com enfermaria cheia de casos de Covid-19 e a mortalidade está acelerada isto demonstra que a pandemia está mais violenta e mais grave” Disse a alta comissária para a Covid-19

Magda Nely Robalo falava a imprensa no final da tarde desta, depois da audiência com o presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, para fazer balanço de um ano da confirmação do primeiro caso do vírus na Guiné-Bissau.

Magda Nely Robalo anuncia ainda a terceira vaga de estado de calamidade renovada hoje no Conselho de Ninistros é autorizado a prática de desporto coletivo como também autoriza a reabertura dos locais de culto religioso.

” Nós estamos a dar esta oportunidade as confecções religiosas de manter os fiéis a praticar a religião, porque, existe um certo cansaço em relação as medidas de restrição, mas, trabalhamos com as confecções religiosas para terem um plano de contingência e obrigatoriedade do uso de máscaras ” Disse

” No domínio de futebol é proibido que haja público nos estádios” alerta

Em relação ao não fecho dos mercados e em particular o de Bandim, em Bissau, a Alta Comissária afirma que a ciência tem vindo aprovar que ” ao ar livre o risco de transmissão é menor em relação aos espaços fechados por isso que as escolas e escritórios são risco” Disse

Fazendo alusão a data de expiração dos 12 mil doses das vacinas AstraZeneca que o país recebeu na semana passada, Magda Nely Robalo, confirma que as mesmas têm o prazo de validade até o dia 14 de Abril do ano em curso. Contudo, garante que ninguém vai receber a vacina para além do dia treze de Abril.

” No dia dois de Abril vamos começar a vacinar o grupo alvo prioritário que é o grupo dos técnicos da saúde e, quero aqui garantir a todo o guineense de que ninguém vai receber a vacina para além do dia treze de Abril por que não vamos correr este risco “.

No dia 25 de Março do ano 2020, o presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, anuncia na sua página oficial Facebook confirma a existência dos primeiros dois casos positivos da pandemia na Guiné-Bissau.

Última atualização aponta que a Guiné-Bissau conta com 628 casos positivos ativos da Covid-19, 16 internados, 56 mortes num total de 3.591 acumulados desde a sua primeira confirmação no país.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x