“Declaração dos tecnicos ligados a combate COVID-19 é falta de informação e má fé” Magda Robalo

Quinta-feira 23.09.2021

Alta comissaria para Covid-19 considera de falta de informação associado a má fé as declarações dada ontem pelos tecnicos de saúde afetos ao combate a covid-19 .

Na sua comunicação a imprensa alta comissaria pondera avançar com uma ação judicial contra acusação a sua pessoa.

“a nossa relação com os tecnicos de saúde afeto a covid-19 continua, e os trabalhos não serão  comprometidos por pequeno grupo de pessoas” Alertou, informando que “só na lista do pagamento temos cerca de 800 pessoas em todo território nacional excluindo as Ongs e parceiros”, Magada ainda assegurou que isso não deve ser motivo de suspensão dos trabalhos, na mesma ocasião informou que quem gere os fundos é parceiros internacionais.
 
Ainda Robalo disse que o alto comissariado dirigiu no dia 8 deste mês uma carta a policia judiciaria sobre investigação das vendas de mascaras facial no mercado de Bandim que está a ser acusada de vender e aproveitar os donativos oferecidos pelos parceiros.


Por seu lado o coordenador financeiro do alto comissariado  Euclides Gomes falou da transparência na gestão dos fundos e donativos, que a maioria dos fundos que deu entrada no alto comissariado é para pagamento do subsídio de tecnicos de Saúde ligada a combate a covid-19, e o governo da Guiné- Bissau é que financia os fundos.
 

“Os fundos disponibilizados pelos parceiros internacionais  através dos projetos, maioria está sob controle da entidade internacional ligado a Nações Unidas como OMS que é implementador parcial do fundo do Banco Islâmico e PNUD”.

Esclareceu ainda o résponsavel financeiro que esses organizações é que definem as ações, reafirmando que alto comissariado não recebe fundo de parceiros internacional diretamente, salvo caso da UEMOA no mês de Agosto de 2020. E que auditoria do tribunal de contas já esta em curso respondendo assim o pedido do alto comissariado.
 

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x