Cultura: Ballet Nacional tem equipamentos renovados depois de vinte anos

Por: Laércia Valeriana Insali

Secretaria de estado da Cultura entregou esta quarta feira 03/11/2021 novos equipamentos ao grupo teatral Ballet Nacional.

Depois de mais de vinte anos, Ballet Nacional não executou algumas danças tradicionais devido falta de trajes tradicionais dessas etnias.

Neste âmbito, a secretaria de estado da cultura concedeu novos instrumentos musicais e trajes tradicionais ao Ballet “Esta é a nossa Pátria Amada”.

Com um aspecto radiante, Secretário de estado da Cultura manifestou-se satisfeito e disse que desde o início da nova governação, a secretaria de estado da cultura dedicou sua atenção a Ballet Nacional tendo em conta aquilo que representa para a Cultura guineense desde a Independência Nacional por isso merecem uma especial atenção.

Noutra perspectiva, Cunha apelidou o grupo teatral Ballet Nacional Como embaixador da Cultura guineense e um dos maiores património cultural devido as suas atuação nos grandes eventos Nacionais e Internacionais.
E considera que a Guiné-Bissau é um Museu aberto e o Estado tem que fazer a sua parte a fim de ter uma cultura mais organizada.

Francelino Cunha divulgou que os elementos do Ballet Nacional não recebem salários, mas agora a secretaria de estado da Cultura pretende inclui-Los no contingente dos funcionários públicos, dado que alguns são chefes de família.

Ainda anunciou que o auxílio monetário para aquisição desses instrumentos rondam valor de seis milhões de francos CFA.

Questionado sobre prémio dos vencedores de Carnaval 2020, Cunha revelou que herdaram uma dívida de 64 milhões de francos CFA e vão resolver esta situação brevemente.
E comunicou da realização de Carnaval 2021, que vai ser diferente de anos passados.

“ pretendemos realizar um carnaval sub-regional e vamos convidar todos os países que da UEMOA para dar empurrão a desenvolvimento do nosso carnaval “, promete F. Cunha.

No decurso da cerimónia, Cunha apresentou sua mensagem de condolências a família do ícone da Moda que faleceu em Itália, Laila Costa.

Por outro lado, Diretor técnico do Ballet Nacional, Albino Djata, manifestou sua satisfação com o gesto e garante que a partir do momento vão representar o país e apresentar como uma seleção nacional de cultura..

O ato decorreu na presença dos membros do governo e de altos funcionários da secretaria de Estado da Cultura.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x