Crise diplomatica: embaixador francês expulso do Mali

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali e o francês Joel Meyer

O embaixador francês em Bamako, Joel Meyer, foi ordenado a deixar o Mali dentro de 72 horas, em reacção aos comentários feitos pelo chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, disse o governo maliense numa declaração.

“O governo da República do Mali informa o parecer nacional e internacional que hoje, segunda-feira 31 de Janeiro de 2022, o Embaixador francês em Bamako, S.E. Joël MEYER, foi convocado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, que o notificou da decisão do governo de abandonar o território nacional no prazo de 72 horas”, declarou o comunicado, publicado na segunda-feira e consultado pela Agência Anadolu.

“Esta medida segue-se às observações hostis e ultrajantes feitas recentemente pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus e à recorrência de tais observações pelas autoridades francesas em relação às autoridades malianas, apesar dos repetidos protestos”, acrescentou.

O governo do Mali condena e rejeita vigorosamente estas observações, que são contrárias ao desenvolvimento de relações de amizade entre nações.

O governo do Mali “reitera a sua disponibilidade para manter o diálogo e prosseguir a cooperação com todos os seus parceiros internacionais, incluindo a França, no respeito mútuo e com base no princípio cardinal da não-interferência, de acordo com as legítimas aspirações do povo maliano”, afirmou a mesma fonte.

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, tinha julgado as autoridades de transição “ilegítimas” e denunciado a sua “corrida precipitada”. Disse também que o grupo russo Wagner já estava a trabalhar no Mali e que estava “a proteger as autoridades em troca da exploração da riqueza mineral do Mali”.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: