Covid-19: Portugal oferece 76 Mil doses de vacinas Astrazeneca ao estado guineense

Por: Epifania Correia Gomes

A alta comissária para a covid-19, garante esta quarta-feira 15.09.2021 que as 76 mil doses das vacinas vindos de portugal vão juntar-se as 24 mil doses recebidos a  dois meses somando assim um total de 100 mil doses de vacinas fornecidos pela população portuguesa no âmbito da cooperação bilateral.
 
Durante a entrega oficial Magda disse que com o donativo recebido Guiné-Bissau tem neste momento cerca de Meio milhão de doses de vacinas no seu stock.

“ estamos a espera no final deste mês receber mais de 200 mil doses de vacinas Sinopharm, por isso estamos com um adicional que nos permite progredir no domínio de combate a Covid através da vacinação”.

Por sua vez Robalo assegura que a colaboração com o governo português no combate a pandemia covid-19 não se resume apenas, nas vacinas.

“ temos  tido uma cooperação frutífera no domínio da capacitação técnica que se tem oferecido aos nossos profissionais de saúde e oferta de materias e equipamentos necessários a este combate, temos trabalhado de mãos dadas com o Ministério da Saúde pública na operação de vacina dos guineeses algo positivo”.

Ainda a responsável encoraja o povo guineense a se vacinar sobretudo os idosos.

Por ultimo Magda Robalo agradeceu o Governo Português pela cooperação, solidariedade e amizade que tem careterizado os dois povos.

Por seu lado o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau José Caroço recordou que seu governo de seu país acaba de expediar segundo volume de vacinas que o Portugal fornece a Guiné no âmbito da luta contra a covid-19  e do processo de vacinação em curso, afirmando que esta é uma contribuição fruto das relações bilaterais entre dois paises e que se enquadra no programa de apoio aos Países do PALOP e Timor Leste, no ambito do compromisso politico assumido pelo Governo de conceder 5% das vacinas.   

Este diplomata ainda sublinha o entendimento que o seu País tem com as autoridade guineense e o seu povo,  e que o alto comissariado está fazer o seu trabalho mas é preciso sensibilizar ainda mais as pessoas para que possam se vacinar e se protegerem da doença e prevenir “porque a luta contra a Covid é uma luta diária, constante e persistente”.rematou
 

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x