Covid-19: Cimeira global anunciada para 12 de Maio pelo Washington


Pôr fim à epidemia de Covid-19 e preparar-se para futuras ameaças à saúde é o objectivo de uma cimeira global a ter lugar a 12 de Maio. O anúncio foi feito pela Casa Branca nesta segunda-feira 18-04.

A reunião, de acordo com a Europa1.fr, terá lugar virtualmente e será co-presidida pelos Estados Unidos, Alemanha, actualmente à frente do G7, Indonésia, à frente do G20, Senegal, à frente da União Africana e Belize, à frente do Caricom (país das Caraíbas).

A preparação para futuras ameaças…

De acordo com a mesma fonte, que cita uma declaração conjunta emitida por Washington, “a cimeira irá redobrar os nossos esforços colectivos para pôr fim à fase aguda da epidemia de Covid-19 e prepararmo-nos para futuras ameaças sanitárias.

Esta será a segunda cimeira global sobre a pandemia do coronavírus, que já matou mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo e perturbou a economia global, desde que começou a alastrar em Dezembro de 2019. O Presidente dos EUA Joe Biden realizou uma cimeira semelhante a 22 de Setembro de 2021, onde apelou a uma maior vacinação em todo o mundo.

Apelo aos líderes mundiais…

Para este fim, o governo dos EUA, e os dos países envolvidos nesta cimeira, também querem manter o sentido de urgência face à epidemia: “Antes da cimeira de 12 de Maio, apelamos aos líderes mundiais, membros da sociedade civil, organizações não governamentais e ao sector privado para que assumam novos compromissos e soluções para vacinar a população mundial, salvar vidas agora e construir uma melhor segurança sanitária em todo o mundo”.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: