Covid-19: China oferece 100 Mil doses de vacina Sinofarma a Guiné-Bissau

Por: Epifania Correia Gomes

O embaixador da China na Guiné-Bissau, entregou esta segunda-feira 100 mil doses de vacina Sinofarma ao alto comissariado de luta contra covid-19.

Na cerimónia de entrega, Guo Ce que, nos próximos meses a China vai doar mais vacinas a Guiné-Bissau.

O diplomata considerou que, as doações feitas são apoios mutua entre os países na luta global conta pandemia lembrando que, a doação de vacinas a Guiné-Bissau não é organizado por COVAX, mas sim é realizada no âmbito de um projeto bilateral.
 
Para  a alta comissaria para covid-19 na Guine-Bissau Magda Robalo disse que as 100 mil doces da vacina contra covid-19 produzidas pela China, Sinofarma, servirão para proteger 50 mil Guineense, porque é uma vacina que é aplicada  em duas (2) doses.

“ o donativo vêm juntar-se ao donativo que já recebemos dos Estados Unidos da América, cerca de 300 Mil doses, juntando ao donativo da Portugal, Suécia, Senegal e da iniciativa COVAX e virá juntar-se o donativo do Banco Mundial cofinanciado pelo Governo da Guine-Bissau, que chegará o País no Setembro, cerca de 325.000 doces de vacinas” afirma Magda Nely Robalo.

Por outro lado a medica considera de positivo, os trabalhos feitos nos últimos meses  para assegurar a proteção de população  guineense, contudo disse que a sua organização já tem quantidades de vacinas suficientes e necessárias  para proteger  os cidadãos.
 
“ considero  como uma das maiores vitoria desde o início da combate do vírus no país, e espero no decorrer deste ano provavelmente nos próximos dois meses a República  popular da China irá fornecer a Guiné-Bissau  cerca de 200 Mil doses  adicionais de vacinas contra a covid-19.

A Guiné-Bissau  registou na ultima semana 14 mortes o que faz atingir 117 mortes atingiu, 2.135 amostras das quais 248 resultaram positivos, 189 recuperados, 248 casos ativos e 23 hospitalizadas .

Magda Robalo prometeu durante atualização epidemiológico que, a partir da próxima sexta feira vai ser colocadas potes de vacinação em todo território nacional.
 
 

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: