Covid-19: 35 membros da Plataforma Bloksan, capacitados a temática da violência contra mulher e criança durante a pandemia.

35 membros da plataforma Online para proteção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças e promoção da igualdade e equidade do genero ( Bloksan ) estiveram reunidos durante 5 dias, de 25 à 29 do Maio corrente, numa ação de formação e capacitação na matéria de prevenção e combate ao covid-19.

A referida formação teve como objectivo, persuadir os jovens voluntários com propósito de realizarem sensibilização nas localidades a que estão afetos, sobre a prevenção de covid-19 e violência com base no gênero, mais concretamente violência contra mulheres e crianças.

Discursando no ato de encerramento, a Presidente da Plataforma Bloksan, Maimuna Gomes Sila, reconhece que, as medidas de isolamento social, implementadas para minimizar as taxas de infeção, têm um impacto ” negativo ” na vida das mulheres. Salientando que, muitas mulheres na Guiné-Bissau são as principais fonte de rendimento da família, esse rendimento, segundo Sila, é obtido ” muitas vezes ” nas actividades econômicas ( informais ) do dia-a-dia ” bideras”

” Com a obrigatoriedade de confinamento social, horários e limitações à circulação, encerramento dos serviços e escolas, diminuição dos rendimentos de empresários e entidades patronais para muitas mulheres desaparece a sua principal fonte de rendimento com consequências na sua autonomia e vida familiar, informa Gomes Sila.

Subordinado ao tema ” Nô tadja nô mindjeris ku mininos, juntos pela nossa sobrevivência, sem deixar ninguém para trás” a formação é organizada em parceria com a fundação Ana Pereira (FAP) Rede Nacional de Luta contra a Violência contra Mulheres e Crianças na Guiné-Bissau, (RENLUF-GC/GB) em parceria com outras organizações e é financiado pelas agências das Nações Unidas e Banco Mundial.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x