Costa do Marfim: várias mortes em protestos contra a candidatura de Alassane Ouattara

14 de Agosto de 2020 – Manchetes, Notícias, África, Política
Costa do Marfim: várias mortes em protestos contra a candidatura de Alassane Ouattara
Após a calma durante quase uma década, a tempestade paira em Abidjan. Desde o anúncio do presidente da Costa do Marfim de que quer concorrer a um terceiro mandato, os músculos sociopolíticos estão a acordar e as ruas estão a inundar-se com os furiosos contra esta decisão considerada incongruente no que diz respeito à constituição cosida em 2016.

O homem de 78 anos não precisava de encontrar esta palavra num país que nunca conheceu uma alternância democrática e cujas armas fatais sempre foram os meios preferidos por aqueles que detêm e conquistam o poder.

Ouattara, que foi acusado durante vários anos de formar e manter um grupo rebelde para o ajudar a subir ao poder em 2010, está a seguir os passos dos seus antecessores, que também tinham optado por se acotovelar para a cadeira presidencial antes de serem expulsos pelo mesmo procedimento.

Agora que se foi, o óleo é derramado no fogo. As manifestações de quarta-feira e quinta-feira 13 de Agosto de 2020 em vários distritos da capital e bastiões dos críticos do regime deixaram muitas famílias em luto. Segundo as nossas informações, pelo menos quatro pessoas foram mortas por tiros.

Mas apesar deste método niilista do governo, a oposição não pretende baixar a sua guarda. Numa tentativa de acalmar o fervor da oposição, Patrick Achi, ministro de estado e secretário-geral do governo, disse aos colegas da RFI que a atitude dos seus adversários não é adequada para mudar o paradigma democrático. Para ele, é necessário ir às urnas para vencer o seu candidato antes de acrescentar que “como último recurso, o juiz constitucional decidirá” se a candidatura do seu mentor é ou não válida.

Para manter a pressão sobre o arrendatário do Palais d’Abidjan, os adversários exilados em França liderados por Guillaume Soro pretendem atingir o pavimento no sábado 15 de Agosto no Trocadero em Paris.

Afriquevision

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x