Costa do Marfim: regista dois mortos durante as eleições presidenciais

A oposição tinha apelado à “desobediência” civil e a um “boicote activo” da sondagem para protestar, em particular, contra a candidatura do Presidente Alassane Ouattara a um terceiro mandato, que considera inconstitucional.
Numa carta dirigida a ele, a Comissão relata um número de mortos “4 mortos e 27 feridos” na sua comuna.

A maioria dos confrontos teve lugar em fortalezas da oposição, onde a oposição tinha apelado à “desobediência civil” e a um “boicote activo” das eleições para protestar contra a candidatura do Presidente Alassane Ouattara para um terceiro mandato. As manifestações políticas degeneraram em confrontos intercomunitários em Tiebissou, Oumé, Yopougon, uma comuna popular em Abidjan, e Gboguhé, de acordo com testemunhas.

“Muitas feridas de bala”
Segundo o gabinete do presidente da câmara de Tiebissou, dos 27 feridos, 13 ficaram gravemente feridos e foram transportados para o Hospital Universitário de Bouaké. “Há muitos ferimentos de bala e também facadas”, disse um membro do pessoal do presidente da câmara, um membro do Rassemblement des houphouëtistes pour la démocratie et la paix (RHDP), partido do presidente Alassane Ouattara.

Cerca de 30 pessoas morreram durante manifestações que se transformaram em confrontos inter-étnicos desde Agosto, depois de ter sido anunciada a candidatura de Ouattara. Na véspera das eleições, milhares de marfinenses deixaram as grandes cidades para “irem para a aldeia”, temendo uma grande crise, dez anos após a que se seguiu à eleição presidencial de 2010, na qual morreram 3.000 pessoas, na sequência da recusa do chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, em admitir a derrota para Alassane Ouattara.

AFP

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x