Costa do Marfim: Presidente cessante Alassane Ouattara reeleito para um terceiro mandato num contexto tenso

O actual presidente da Costa do Marfim foi reeleito na primeira volta com quase 94% dos votos expressos.

Mais cinco anos para Alassane Ouattara. O presidente marfinense de 78 anos foi reeleito para um terceiro mandato com uma pontuação controversa na primeira volta de 94,27% dos votos, de acordo com os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral Independente (IEC) na madrugada de terça-feira, 3 de Novembro. A afluência às urnas foi de 53,90 por cento para esta votação, que foi mal conduzida e boicotada pela oposição.

Os activistas da oposição saquearam ou impediram a abertura das mesas de voto e cerca de 17.600 das cerca de 22.000 mesas de voto conseguiram abrir. O número de eleitores registados aumentou de quase 7,5 milhões para 6 milhões.

O Conselho Constitucional tem ainda de validar os resultados
De acordo com os resultados anunciados pelo IEC, o candidato independente Kouadio Konan Bertin vem em segundo lugar com 1,99% dos votos. Os outros dois candidatos tinham apelado a um boicote mas mesmo assim receberam votos. O ex-Presidente Henri Konan Bédié terminou em terceiro com 1,66% e o ex-Primeiro-Ministro Pascal Affi N’Guessan em quarto com 0,99%.

O IEC tem três dias para transmitir estes resultados ao Conselho Constitucional, que tem sete dias para os validar. Eleito em 2010 e reeleito em 2015, Alassane Ouattara, 78 anos, tinha anunciado em Março que iria desistir de uma nova candidatura, antes de mudar de ideias em Agosto após a morte do seu segundo classificado, o Primeiro-Ministro Amadou Gon Coulibaly.

com AFP

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x