Costa do Marfim: Ouattara pode ser candidato a um terceiro mandato nas eleições presidenciais de outubro


É uma bomba que acabou de sair na Costa do Marfim. O presidente Alassane Ouattara, que em março passado desistiu da idéia de concorrer a um terceiro mandato, agora poderá fazê-lo.
Esta é uma revelação chocante do jornal confidencial La Lettre du Continent.
O jornalista Antoine Glaser relata nas colunas da mídia sobre uma recente conversa telefônica entre o presidente francês Emmanuel Macron e Ouattara que discutiu a recente reviravolta na ICC com a libertação total do ex-presidente Laurent GBAGBO.
Segundo eles, o chefe de Estado da Costa do Marfim convenceu o seu homólogo francês da necessidade de abritar um terceiro mandato para impedir a toda-poderosa aliança entre o PDCI e o FPI, que está causando profunda preocupação ao partido presidencial. No entanto, Amadou Gon Coulibaly, que ele designou em março como seu potro para sucedê-lo, foi agora descartado por causa de seu estado crítico de saúde. Este último ainda está hospitalizado em Paris após o violento choque cardíaco que ocorreu em 2 de maio e que o obrigou a deixar o país por quase um mês.
Além disso, as informações mais recentes não são muito tranquilizadoras. Após a instalação de um stent em suas artérias coronárias, ele voltou ao Pitié Salpêtrière para ser admitido no departamento de ritmologia para a instalação de um desfibrilador automático para regular a atividade elétrica do seu coração.
Todos estes novos elementos levaram o Presidente Macron a dar a sua aprovação ao anúncio de um terceiro mandato para Alassane OUATTARA. Isto devera ocorrer antes do regresso do ex Presidente GBAGBO, agendado para o início de Julho. Em resumo, as notícias políticas da Costa do Marfim prometem ser quentes 5 meses antes das eleições presidenciais.
Se isto se confirmar, as eleições presidenciais da Costa do Marfim poderão assistir a motins mais espectaculares, como foi o caso em 2010.
CAP GB – Abidjan-tv