Costa do Marfim: Laurent Gbagbo não será candidato as prisidenciais

O antigo Presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo foi retirado dos cadernos eleitorais do seu país. O poder judicial da Costa do Marfim confirmou a decisão da Comissão Eleitoral Independente na semana passada. Nenhum recurso é possível perante um tribunal. Tendo sido excluído da lista eleitoral, Gbagbo deixará de ser legalmente elegível para concorrer à presidência da República da Costa do Marfim.

O prazo para a apresentação de candidaturas é segunda-feira, 31 de Agosto. A razão da expulsão da Ordem está ligada à condenação de Laurent Gbagbo, na sua ausência, pelos tribunais marfinenses a 20 anos de prisão no caso do chamado “roubo BCEAO”, relata Rfi.

Durante a crise pós-eleitoral de 2010-2011, o seu regime, então sob embargo financeiro, tinha utilizado os cofres da sucursal local do Banco Central dos Estados da África Ocidental para se dotar de liquidez. A decisão de excluir Gbagbo das próximas eleições presidenciais surge num contexto particular marcado por denúncias da oposição a uma terceira candidatura do actual Presidente da República, Alassane Ouattara.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x