Costa do Marfim: Laurent Gbagbo não será candidato as prisidenciais


O antigo Presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo foi retirado dos cadernos eleitorais do seu país. O poder judicial da Costa do Marfim confirmou a decisão da Comissão Eleitoral Independente na semana passada. Nenhum recurso é possível perante um tribunal. Tendo sido excluído da lista eleitoral, Gbagbo deixará de ser legalmente elegível para concorrer à presidência da República da Costa do Marfim.
O prazo para a apresentação de candidaturas é segunda-feira, 31 de Agosto. A razão da expulsão da Ordem está ligada à condenação de Laurent Gbagbo, na sua ausência, pelos tribunais marfinenses a 20 anos de prisão no caso do chamado “roubo BCEAO”, relata Rfi.
Durante a crise pós-eleitoral de 2010-2011, o seu regime, então sob embargo financeiro, tinha utilizado os cofres da sucursal local do Banco Central dos Estados da África Ocidental para se dotar de liquidez. A decisão de excluir Gbagbo das próximas eleições presidenciais surge num contexto particular marcado por denúncias da oposição a uma terceira candidatura do actual Presidente da República, Alassane Ouattara.