Costa do Marfim: Laurent Gbagbo anunciado para 17 de Junho em Abidjan

Segundo o comité criado para preparar o regresso de Laurent Gbagbo à Costa do Marfim, o antigo presidente da Costa do Marfim deverá estar em Abidjan a 17 de Junho de 2021.

Dez anos após a sua detenção e transferência para as prisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo é anunciado para regressar a Abidjan a 17 de Junho. A informação foi dada pelo Dr. Assoa Adou, Secretário-Geral do ramo da Frente Popular da Costa do Marfim (FPI) que permaneceu leal ao antigo Chefe de Estado, na segunda-feira, 31 de Maio, durante uma cerimónia organizada por apoiantes de Laurent Gbagbo para celebrar o seu aniversário.

Este anúncio é feito no dia seguinte à controvérsia que surgiu entre os apoiantes do antigo presidente e o partido no poder (RHDP) sobre o formato do regresso de Laurent Gbagbo à Costa do Marfim.

De facto, enquanto o comité criado está ocupado com as visitas de mobilização para reservar uma recepção nacional e triunfal ao ex-presidente, Adama Bictogo, director executivo do RHDP, estimou, durante uma conferência de imprensa a 27 de Maio de 2021, que Laurent Gbagbo deveria regressar discretamente. “Existe um contexto tenso. Penso que o sentido de responsabilidade também exige, em certas alturas, que não nos tornemos ostensivos, que nos mantenhamos calmos, responsáveis até ao fim”, disse o chefe da RHDP. Uma saída que se segue a um artigo da Africa Intelligence revelando que Laurent Gbagbo regressaria em finais de Junho “às escondidas”. A informação foi imediatamente negada por Kone Katinan, o porta-voz do antigo Chefe de Estado.

Preso a 11 de Abril de 2011, o ex-presidente da República foi transferido a 29 de Novembro de 2011 para a prisão de Scheveningen em Haia. Acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, foi finalmente absolvido em 30 de Março de 2021 de todas estas acusações após um processo judicial que durou cerca de dez anos.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x