Costa do Marfim: Início oficial da campanha eleitoral presidencial


CAP-GB Quinta-feira 15/10/2020
A Comissão Eleitoral Independente (CIE), num discurso do seu Presidente, Ibrahime Coulibaly-Kuibiert, anunciou oficialmente na véspera do início da campanha para as eleições presidenciais na Costa do Marfim a 15 de Outubro.
Quatro (4) candidatos cujos processos foram retidos pelo Conselho Constitucional estão oficialmente a concorrer para as eleições de 31 de Outubro: Alassane Ouattara, Kouadio Konan Bertin (KKB), Henri Konan Bédié e Pascal Affi N’Guessan.
Se para as duas primeiras mencionadas, a sua agenda para esta campanha é mais ou menos conhecida, o mesmo não acontece para as duas últimas. Henri Konan Bédié e Pascal Affi N’Guessan, membros da coligação de oposição da Costa do Marfim, não são a favor da realização das eleições presidenciais (a 31 de Outubro), que pedem que sejam adiadas, uma reforma da IEC, a retirada da candidatura de Alassane Ouattara, etc. Tudo isto coroado por um apelo à desobediência civil.


O presidente cessante, candidato do RHDP está, pela sua parte, totalmente empenhado na campanha. Neste mesmo dia, apresentou o seu projecto social no Sofitel Abidjan Hotel Ivoire onde teve de presidir a uma reunião do seu Conselho Estratégico para a sua campanha no dia anterior, pontuado pela entrega do roteiro aos seus tenentes para missões no terreno.
Para além disso, a cidade de Bouaké acolherá a sua primeira reunião de campanha na sexta-feira, 16 de Outubro de 2020.
Do lado do candidato independente, KKB, ele deveria lançar oficialmente a sua campanha esta sexta-feira na cidade de Divo. De acordo com o circuito revelado pela sua equipa de campanha, ele iniciará a sua série de reuniões na cidade de Korhogo no dia 19 de Outubro de 2020, no norte do país reputado como sendo o bastião do candidato do RHDP. Depois viajará para cerca de 20 grandes cidades por todo o país antes de terminar em Abidjan no dia 29 de Outubro, o fim da campanha.
Os candidatos têm portanto duas semanas para conquistar os eleitores, um pouco mais de 7 milhões de acordo com os números oficiais, antes das eleições de 31 de Outubro. A distribuição de cartões de eleitor começou também desde 14 de Outubro e continuará até 20 de Outubro em todas as mesas de voto do país e no estrangeiro.
Abidjan.net