Costa do Marfim: Amadou Soumahoro, candidato do RHDP, reeleito como chefe do parlamento

Os deputados da Costa do Marfim reelegeram Amadou Soumahoro (candidato do RHDP no poder) para dirigir o gabinete da Assembleia Nacional da Segunda Legislatura e da Terceira República com 158 votos em 247, ou cerca de 63,97%. Terceira personalidade do país, o presidente do hemiciclo é eleito para um mandato de 5 anos.

Quatro candidatos estavam inicialmente na corrida. A corrida continuou finalmente entre Amadou Soumahoro, presidente cessante, candidato do Rhdp, e Nzi Nda Eliane, do Pdci-Rda, candidato da oposição nesta eleição de presidente da Assembleia Nacional, que obteve 34% dos votos. Os representantes eleitos Traoré Mariam e Traoré Bassiriki decidiram retirar-se para formar um bloco atrás de Amadou Soumahoro.

Deve dizer-se que após as eleições legislativas de 6 de Março de 2021, nas quais participaram todos os partidos, o Rhdp retirou-se com 137 dos 255 lugares, seguido pela coligação Eds-Pdci (50 lugares). Os independentes viram-se com 26 lugares, contra 23 para o Pdci, 8 para o partido Eds e 2 para o Fpi de Affi N’Guessan.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x