Costa de Marfim: Os embaixadores visitam Bédié em bloqueio na sua residência em Abidjan


Os embaixadores dos Estados Unidos na Costa do Marfim, União Europeia (UE), França e Grã-Bretanha trocaram na quarta-feira à tarde com o ex-Presidente Henri Konan Bédié na sua residência em Cocody, a leste de Abidjan, num contexto sócio-político tenso.

Visita aconteceu “por volta das 17:00”, hora local e GMT, vem na sequência das eleições presidenciais de 31 de Outubro de 2020, contestadas pela oposição, da qual o Sr. Bédié tem mais experiencias em relação aos outros candidatos. De acordo com os seus advogados, a residência do Sr. Bédié tem estado sob um “bloqueio” desde terça-feira pelas forças de segurança que “cercaram” a sua casa tal como aconteceu nas eleiçoes em Guiné-Conacri com Cellou Dalein Djallo.

Na sequência do anúncio dos resultados provisórios da Comissão Eleitoral Independente, dando a Alassane Ouattara o vencedor das eleições presidenciais, os líderes da oposição, contestando a sua reeleição, criaram na segunda-feira um Conselho Nacional de Transição presidido pelo antigo presidente da Costa do Marfim.

Espera-se que o Sr. Bédié, presidente deste Conselho, constitua um governo de transição. Os líderes da oposição que decidiram reunir-se na terça-feira à tarde para anunciar este governo foram impedidos de o fazer pelas forças de segurança.

Segundo os advogados do Sr. Bédié e dos líderes da oposição, foi imposto um “bloqueio” às residências do antigo chefe de Estado Henri Konan Bédié, bem como dos opositores Affi Nguessan, Mabri Toikeusse e Hubert Oulaye, denunciando uma “sequestração”.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x