Costa de Marfim: Dez anos após a crise pós-eleitoral, Alassane Ouattara recebe Laurent Gbagbo

É o primeiro encontro entre o chefe de Estado e o seu antecessor desde o regresso deste último, no mês passado, após a sua absolvição sob a acusação de crimes contra a humanidade no TPI. O encontro entre as duas figuras da cena política marfinense está agendado para o final da tarde no palácio presidencial.

É o evento que todos esperavam na Costa do Marfim: o reencontro entre o vencedor oficial das eleições presidenciais de 2010, e aquele que ainda hoje declara que a vitória foi confiscada. Esta reunião é vista como um passo essencial no processo de reconciliação nacional, que todos os partidos políticos reivindicam.

Dez anos após terrível crise pós-eleitoral responsável por mais de 3.000 mortes segundo as Nações Unidas, Alassane Ouattara irá encontrar-se com Laurent Gbagbo no palácio presidencial às 17h. Até agora, os dois homens só tinham falado discretamente por telefone no início do mês.

Desde o seu regresso triunfante a 17 de Junho, o fundador da FPI visitou pela primeira vez a sua aldeia natal de Mama, voou para Kinshasa a convite do adversário Jean-Pierre Bemba (o seu companheiro de cela no ICC), jantou com o presidente congolês Felix Tshisekedi, antes de visitar o antigo chefe de estado marfinense Henri Konan Bédié, que se tornou seu aliado desde as eleições parlamentares de Março passado.

Abidjan Net

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x