Cooperação Turquia/ África reaproxima parcerias e renascem alianças


Por: Martinho Mendes
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deslocou esta quinta-feira, 16-12-2021, a Istambul Turquia para participar na III cimeira Turquia/África com início hoje, informou o gabinete de comunicação e relações pública da presidência da república que no entanto não avançou mais com detalhes do encontro.
Segundo, a revista African Business noticiou que, o volume do comércio bilateral entre África e Turquia aumentou de 5,4 bilhões USD em 2003 para 25,3 bilhões USD em 2020.
Turquia reafirmam parcerias nos dias 16, 17 e 18 de 2021 na cidade de Istambul, um acto que terá como anfitrião o presidente Turco Recep Tayyip Erdoğan.
A terceira cimeira, deverá lançar uma nova etapa nas relações da Turquia com a União Africana e os países africanos.
A Turquia tem sido um parceiro estratégico da União Africana (UA) desde 2008, sendo o volume do comércio bilateral entre África e Turquia aumentou de 5,4 bilhões USD em 2003 para 25,3 bilhões USD em 2020.
De acordo com a mesma revista, a África do Sul é o maior parceiro comercial da Turquia no continente, com comércio bilateral de 1,3 bilhão USD em 2019, mas a Etiópia, onde as empresas turcas têm mais de 20.000 funcionários, atraiu quase um terço dos investimentos da Turquia na África Subsaariana.
O que começou com alcance económico progrediu para uma política complexa para a África que abrange negócios, ajuda, diplomacia, cultura e apoio militar.