Cooperação Guiné-Bissau-Brasil: lançada terceira fase do projeto de formação das forças de segurança


Por: Ussumane Baldé
Bissau, sexta-feira 06-05-22. O projeto que se inaugura, tem como objetivo elaboração e a implantação de um plano de sustentabilidade para o centro de formação das forças de segurança do país e retoma da construção das infraestruturas.
Falando no ato de lançamento do projeto, ministra de estado dos negócios estrangeiros cooperação internacional e das comunidades, Suzi Carla Barbosa, garante que o governo está disponível engajado no projeto da modernização do setor da seguraça e revelou que por boas relações entre os dois paises, prevê-se nos próximos meses rubricar acordos de cooperação áreas de saúde, agricultura e justiça.
No entanto, o chefe da divisão da relação internacional federal do Brasil, André Augusto Rodrigues, afirmou que a sua equipa está no país para avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no projeto bem como elaborar e validar de maneira conjunta o plano de trabalho para o período de 2022-2023, com foco na retoma da construção das infraestruturas previstas, assim como ações de formação dos policiais e ainda na capacitação dos docentes que é fundamental para a sustentabilidade do projeto.
“Vamos elaborar e validar de maneira conjunta para trabalho deste ano e avaliar o cumprimento das metas estabelecidas na segunda fase”, garantiu o governante.
O projeto vai ajudar na construção de casernas, formação dos polícias e professores, em 2009 iniciou a primeira fase, a segunda ocorreu entre 2014 a 2019, devido a pandêmia parou tudo, prevista a terceira fase já este ano (2022-2023).