Cooperação: Drenagem de porto de Bissau e novo edifício para MNE,ministra Suzi regressa a Bissau

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Suzi Carla Barbosa que no âmbito da Cooperação institucional o Ministério de Negócios Estrangeiros de Marrocos vai construir nos próximos meses (a título de dom) a obra de construção um novo edifício de raiz do Ministério de Negócios Estrangeiros de Guiné-Bissau, permitindo que haja uma maior autonomia do ministério.

” O novo edifício terá três andares a modelo daquele está se construir em Gâmbia, um projeto moderno, funcional e com novas tecnologias”. Disse

Suzi Carla Barbosa falava no aeroporto internacional de Bissau depois de ter regressado de Marrocos onde esteve durante três dias numa visita de trabalho a convite do meu homólogo Marroquino depois de abertura oficial esta semana da embaixada de Marrocos em Bissau. Tendo afirmado que a viagem demonstra que a diplomacia guineense está mais ” ativa e proativa “

Acompanho do ex-ministro da Função Pública guineense, Tumane Baldé, a titular da pasta da diplomacia guineense disse ter conseguido assinar um protocolo de acordo com o Instituto de Formação Profissional de Marrocos prevendo construir na Guiné-Bissau, três escolas de formação profissionais, o que segundo Suzi vai ” ajudar na autonomia e minimizar a dependência das escolas de formação no exterior.

Além dos acordos nos setores Indústria, Turismo, Transportes e Energia, Suzi Barbosa, disse ter conseguido aumentar de 120 para 150 o número bolsas de estudos para Marrocos, dentre os quais, 100 para estudos universitários e 50 para formação profissional.

” Ao nível de formação a Guiné-Bissau depara com défice muito grande e para fazer face a essas demandas conseguimos aumentar de 120 para 150 número de bolsa de estudo, dentre os quais, 100 para estudos universitários e 50 para formação profissional”. Assegurou.

Disse ainda que a pedido do Presidente guineense Sissoco Embaló, a sua majestade rei de Marrocos Mohamed VI manifestou disponível em forma de donativo ajudar o país na construção de drenagem de porto de Bissau.

De acordo com Suzi Barbosa, no primeiro semestre de 2021 vai se realizar em Bissau, de uma comissão mista com a vinda da mesma equipa Marroquina que esteve no país em 2015 a quando da visita do Rei Mohamed VI para assinar vários acordos com destaque para os setores de Justiça, Juventude, Desportos e demais setores.

Finalmente Suzi Barbosa disse que na próxima semana, chega a Bissau, uma equipa Marroquina para iniciar vários projetos com vista ao desenvolvimento do país.

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Ligue-nos

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x