Cooperação Bissau e Praia: 3 importantes acordos rubricados

Por: Ussumane Baldé

Hoje 09/05/2022 a Guiné-Bissau assinou com Cabo-Verde três importantes acordos, nas áreas da Diplomacia, do Ensino Superior e das Novas Tecnologias /Economia Digital.

Os três acordos foram assinados pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, no quadro da visita de trabalho e de amizade do Primeiro ministro de Cabo-Verde, Ulisses Correia e Silva que se encontra de visita ao nosso país a Convite do Primeiro -Ministro Nuno Gomes Nabiam.

A duas delegações reuniram-se num encontro Bilateral em que, foram analisados aspectos relacionados com o reforço da cooperação Bilateral entre os dos países e a implementação dos acordos assinados no passado.

O líder do executivo, Nuno Gomes Nabiam, sublinhou as vantagens que os novos acordos podem trazer aos dois países e disse que é uma oportunidade para a Guiné-Bissau aproveitar das experiência da Cabo-Verde.

“Acabamos de assinar três acordos muito importantes para os dois países para fortificação de laços de amizade que é de muito tempo”.

Ainda Nabiam garante criar condições aos empresarios caboverdianos que querem investir no pais.

O primeiro ministro de Cabo-Verde, Ulisses de Pina Correia, no seu discurso enaltece que brevemente vai haver transportes que vão fazer ligações entre os dois paises para facilitar o intercâmbio dos produtos e mercadorias assim como da população.

“O nosso mercado tem muita coisa que está a faltar,por isso a Guiné vai ser um país parceiro e em breve vamos disponibilizar os transportes que vão fazer ligações”.

Ulisses de Pina Correia e Silva que chegou o país ontem (08-05),iniciou a sua visita oficial ao país onde já reuniu com o chefe do estado guinnense, Umaro Sissoco Émbalo,Líder do executivo,Nuno Gomes Nabiam e o presidente da assembleia nacional popular, Cipriano Cassama e amanhã(10-05-2022)termina a sua missão com três acordos assinados e promessas para cumprir brevemente.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: