Conselho dos Ministros volta a reunir depois da “ tentativa de Golpe”


Por: Laércia Valeriana Insali
Plenária governamental reuniu esta sexta-feira 11/02/2022, numa sessão Extraordinária depois da ultima reunião do dia 1/02/2022 interrompida por um ataque a Sede do Governo.
Sob a presidência do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, o conselho dos Ministros destacou as informações do Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria sobre a investigação das Forças Armadas para os factos relacionados a tentativa de Golpe no passado dia 01 do mês em curso.
Ainda no capitulo das informações Gerais, foi realçada a participação da Chefe de Diplomacia Guineense na Cimeira Extraordinária de CEDEAO e dos Chefes de Estado e do Governo da União Africana, e das resoluções saídas na Cimeira.
Por outro lado, a Assembleia Governamental manifestou sua gratidão aos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO pelo apoio dispensado em adotar medidas para estabilização do país e na luta contra o tráfico de drogas, Crimes Organizados transnacionais e quaisquer atos terroristas.
Na parte deliberativa, Governo manifestou sua confiança politica a comissão interministerial e encorajá-los a prosseguir com investigação com isenção e imparcialidade.
Por fim, reiterou sua gratidão aos Organismos Nacionais e Internacionais pela solidariedade manifestada ao Presidente da República, Primeiro Ministro e ao governo em geral em decorrência do acontecimento do dia 01/02, e manifestou seu sentimentos a família enlutadas das vitimas e inocentes, assegurando-lhes todo apoio necessário.