Conselho de ministros: OGE-22 passa com deficit de 67 mil milhões fcfa. Ministério das Finanças, autorizado a contrair dividas

Por: Laércia Valeriana Insali

Governo aprova proposta do Orçamento Geral de Estado para o ano económico 2022

Coletivo Governamental reuniu esta terça-feira 9/11/2021 em Conselho de Ministros Extraordinário sob a presidência do Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabiam.

Conforme o comunicado, na véspera de sua submissão a ANP, plenário governamental aprovou com alterações, a proposta do Orçamento Geral de Estado para o ano económico 2022, com uma renda total de duzentos e quarenta e seis mil milhões e Duzentos e cinquenta e cinco milhões de francos CFA e uma despesa total no mesmo valor, e registando assim um défice de Sessenta e sete mil milhões e trezentos e quarenta e nove milhões de FCFA.

Ainda sobre a proposta Lei Orçamental, para a cobertura da “gap” o Ministério das Finanças é autorizado contrair empréstimos junto das instituições financeiras que a Guiné-Bissau é filiada e não só, dos outros mercados financeiros, de salientar que esse deficit se situa em torno de mais de 67 mil milhões de francos cfa.

Por outro lado, o Conselho de Ministros destacou q questão do estacionamento de um Airbus 340 no Aeroporto Osvaldo Vieira desde o passado dia 4 de Novembro do corrente ano.

Posto isto, havendo necessidade de esclarecimento, Coletivo Governamental deu in instruções a uma Comissão Interministerial a fim de saber das circunstâncias da aterragem deste Avião no Aeroporto.

E deu até dia 12 de Novembro para que a Comissão, nomeadamente Ministério do Interior, da Defesa, dos Transportes e Telecomunicações, do Comércio e o Gabinete do Primeiro Ministro, a apresentarem um relatório a ser submetido a apreciação.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: