Comunicação Social (assédio sexual): Leana Okinkas capacita meninas jornalistas e estudantes

Por: Cintia Ross Dayves

Coletivo Leana Okinkas realizou na sexta-feira 24/06/2022 uma roda de conversa no centro American Corner (Tchico Té) com meninas jornalistas, estudantes do curso de comunicação e jornalismo assim como repórteres da RCJJ sobre assédio no local de trabalho, com ênfase no tipo sexual.

Na abertura do encontro, a coordenadora da organização Leana Okinkas, Laercia Insali, apresentou o propósito da realização da referida atividade, baseando na missão, visão e valores da organização.

“O objetivo do nosso encontro foi movida pela profunda preocupação, nos dados relatados pelo sindicato dos jornalistas e técnicos de comunicação social ( SINJOTECS), em que 98% das jornalistas já foram vítimas de assédio, modo que consideramos alarmante e de grande preocupação esse dados e achamos por bem que essas vítimas precisam ser capacitados e adotados de ferramentas de defesa para combater este flagelo“, referiu.

No referido encontro esteve presente cerca de mais de uma dezena, que a organização definiu como público alvo, prometendo estender a iniciativa para outros coletividades e instituições, como forças armadas e nas escolas de ciclo aos liceus.

Para a animadora do evento Djamila da Silva é preciso sair da “gaveta” superar barreiras e eliminar esse tabú, falar de forma aberta e direta sobre o fenômeno, e que de acordo com ela, é ” constrangidor e criador de conflitos no meio profissional”, disse prosseguindo que é preciso ousar denunciar os casos.

Salientar que, Leana Okinkas é uma iniciativa de duas mulheres guineenses, que visa essencialmente informar, formar e trabalhar na conscientização da sociedade em geral, erradicar as problemáticas de violência baseada no gênero e em matéria de saúde sexual e reprodutiva.

Estimando em preparar a nova geração para uma vida sexual segura e salvaguardar os direitos das meninas, crianças, jovens e mulheres através de um espaço de troca de experiências e reforço de conhecimento.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: