COMEMORAÇÃO DA CIDADE DE BAFATÁ: JOVENS DE BAFATÁ QUEREM CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE NAQUELA REGIÃO

DE: Alcene Sidibe

Jovens da região de Bafatá querem criação das Universidades naquela região leste do país, revelou este sábado, 15 de Maio, Bunca Djau, coordenador da comissão para celebração do dia da cidade de Bafatá.

Usando de palavra nas cerimônias comemorativa da cidade de Bafatá, Bunca Djau disse que a região de Bafatá está a ser cada vez mais abandonado pelos jovens devido a falta de centros de formação.

Bunca Djau

Porém, aquela região leste do país está a passar por séries dificuldades sociais, sobretudo pela falta de luz eléctrica, água potável entre outros.

Nesse particular, o Djau pediu às autoridades, deputados e todos os filhos e amigos de Bafatá no sentido de mudarem esse cenário.

Bunca Djau pediu, em particular a ministra de Estado de Negócios estrangeiros, Suzi Barbosa, que esteve presente no acto, que é, também natural de Bafatá, no sentido de usar a sua influência para desenvolvimento da região.

Em jeito de resposta, ministra de negócios estrangeiros, Suzi Barbosa além de prometer o seu apoio pediu a união entre os filhos e amigos de Bafatá para apoiarem as iniciativas dos jovens.

Suzi Barbosa prometeu ainda trabalhar para que a cidade de Bafatá continue a ser uma cidade de referência, no país.

Ministra Suzi Barbosa entre anciãos e populares

As cerimônias comemorativas contou ainda com a presença dos jovens, e com anciãos, sobretudo, imame da mesquita central, Aladje Tcherno Culabiu Bá, régulo de Bafatá, Seco Sidibé, Governador, Cabá Sambú e diferentes personalidades ligadas aquela região.

Salienta-se que, a data da institucionalização da cidade de Bafatá como cidade não é consensual, mas os estudos mais sólidos indicam que em 1913 houve primeiro registro com nome de Bafatá, como vila e nas décadas de 1960 Bafatá recebeu título de cidade.

A cidade de Bafatá é a capital da região do mesmo nome, no centro-norte da Guiné-Bissau. É uma cidade interior, situada a 150 kms a leste de Bissau, e a segunda maior cidade do país.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: