Clima: Inverno no hemisfério norte motivo das chuvas dos dias 29 e 30 alerta Serviços meteorológicos

Por: Ussumane Baldé

O Solstício de inverno é o fenômeno astronômico que marca a chegada dessa estação aos diferentes hemisférios do globo.

No geral, cada hemisfério, devido as suas condições climáticas, possui elementos distintos que caracterizam o inverno explicou Diretor dos Serviços Meteorológicos que considera de normal as chuvas em pleno dezembro.

Falando sobre o ocorrido, a média CAP-GB, Cherno Luís Mendes, disse que as chuvas verificadas ontem e hoje no país têm a ver com a frieza vivida no hemisfério norte, acompanhada da linha denominada “Geti” tendo afirmado que é possível ainda chuvas se caso a situação prevaleça.

“Tendo em conta a clima vivida na Europa,é normal quando acontece deslocação de linha denominada “Geti” saindo de lesta para Oeste auxiliando a nossa zona com condições de ventos favoráveis à atmosfera faz reforçar nuvens e muitas das vezes formam chuva como aconteceu ontem, nada de estranho e até pode haver mais chuvas caso condições continuam favoráveis”, Notou.

Mendes ainda tranquiliza os cidadãos em geral, considerando que nada de grave vai acontecer é meramente fenômeno ligada as mudanças climáticas.

“É normal a ocorrência das chuvas em pleno Dezembro nada de mal está previsto que pode acontecer, fiquem tranquilo e quando a linha ‘Geti’perder equilíbrio vamos continuar com a nossa época seca sem chuvas como é habitual nos últimos anos”.

O inverno é uma das quatro estações do ano. Essa estação acontece logo após o outono e é a estação anterior à primavera.

A sua ocorrência, assim como das demais estações do ano, está atrelada ao movimento de translação da Terra assim como à inclinação do eixo terrestre, que são fatores que possibilitam a variação da chegada dos raios solares à superfície do planeta.

Apesar de tudo,o serviço Meteorológico desconhece se as chuvas foram para todo o território nacional ou não, segundo o Cherno Luís Mendes.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: