Clima e Água é o lema da comemoração do dia meteorológica mundial


O ministro dos transportes e telecomunicações, Jorge Mandinga em comemoração a dia meteorológica mundial que a água é um dos bens mais precioso. E o serviço meteorológico nacional estarão no centro do esforço para contar cada gota porque cada gota conta.
Mandinga ainda disse que governo da Guiné Bissau reconhece que gerir os riscos climáticos é melhor forma de pressão para lidar no futuro com riscos associados a alterações climáticas.
Os impactos e os custos dos fenómenos climáticos como as secas, tempestades e as inundações podem ser significativamente reduzidos a nível naional e mundial através de uma maior cooperação global de dados de conhecimento.O que requer a criação do novo quadro para organizar eficazmente o fluxo das alterações climáticas.
Nesta perspectiva, o governo em colaboração com o programa das nações unidas para desenvolvimento PNUD, conta dotar o instituto nacional de meteorologia e a direção geral dos recursos hídricos em um projeto para modernizar as suas redes de observações hidro meteorológica com vista a reforçar as informações climáticas e sistemas de alerta rápida de apoio a um desenvolvimento resiliente ao clima e adaptações a alterações climáticas na Guiné Bissau.