Cipriano Cassama: ” O momento é de mostrar a nossa vontade de alterar o clima político reinante até agora”

O Presidente da Assembleia Nacional Popular afirmo esta segunda-feira 30 de Novembro de 2020 que os os deputados da Nação estão perante uma soberana oportunidade de sinal forte de mudança de direção na interpretação das suas funções parlamentar e mostrar a vontade de alterar o clima político reinante na Guiné-Bissau.

” Estamos perante uma soberana oportunidade para darmos sinal forte de mudança de direção na interpretação da nossa função parlamentar assim como de dar mostras da nossa vontade de alterar o clima político reinante até agora”.

Cipriano Cassama fez estas afirmações na abertura da primeira sessão ordenaria da ANP do ano legislativo 2020-2021. Na ocasião Cassama afirmou que o ano legislativo findo foi toda ela envolto de polémicas e muita instabilidade na ANP, motivo para uma profunda reflexão individual e institucional dos membros da casa que representa o povo guineense.

No seu discurso de abertura, o líder do hemiciclo guineense, disse esperar que com o inicio do presente ano legislativo, as tensões do passado recente servirão apenas de lição e apelativos com vista a criar melhores condições de relacionamento entre as forças políticas representadas na assembleia.

A sessão que inicia hoje ate ao dia 14 de Janeiro de 2020, vai ser marcado não só pela escolha de um novo vice-presidente da ANP, como também apresentação discussão e votação do Orçamento Geral do Estado, Plano Nacional de Desenvolvimento, Codigo de Trabalho e de mais assuntos de interesse público.

Para Cassama, o debate do Orçamento Geral do Estado, deve ser encarada na perspectiva do novo paradigma imposto pela persistência da pandemia de Covid-19 que causou transformações sociais e económicas preocupantes, com impactos bastantes negativos no tecido económico já frágil da Guiné-Bissau.

plenaria ANP colinas de Boé

” Temos que colocar desafios sérios e gigantescos ao governo de modo a que equilibradamente possamos debelar sofrimento da nossa população constrangida no seu dia-a-dia pela pandemia e permitir uma boa saúdem e solidez a nossa economia” Defende

No entender de Cipriano Cassama, a divisão da sociedade em grupos de interesse, conduziu o país ao atual cenário político que segundo ele tem agravado ao longo do ano por um caudal de acontecimentos atentatórios aos direitos humanos, a unidade nacional, a estabilidade política e a clima de bom relacionamento político.

” Os raptos, as detenções, os espancamentos, as humilhações, discurso absolutistas e incendiários, a emergente falta de colaboração institucional, são exemplos de tudo que não pode acontecer num estado de direito democrático”. Disse para de seguida afirmar que com isso, ” havemos de concordar que muita coisa vai mal no país”

Comentarios
estámos no facebook

cap gb o amanha começa aqui

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante:

Ligue-nos

Share on Social Media
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x