Cipriano Cassamá ” Não houve cedência por parte de nenhum partido político “


O Presidente da Assembleia Nacional Popular, disse hoje 08 de Junho de 2020, que não houve cedência por parte dos partidos políticos representados na ANP no que diz respeito a busca de solução para a crise política parlamentar que assola o país.
Cipriano Cassamá, falava à imprensa depois da reunião conjunta que teve com os partidos representados no parlamento guineense. Afirmando que, os dois blocos, ( PAIGC, UM e PND) e outro, ( MADEM-G15, PRS e APU-PDGB), mantiveram as suas posições de ter uma maioria no parlamento, daí que de acordo com Cassamá ” foi uma reunião ” inconclusiva ” garantindo que não será um ” protogonista para instabilidade do país” .
” Foi uma reunião inconclusiva e quero garantir que não serei jamais um protagonista para instabilidade do país “. Disse
Cassamá diz ainda que não vai levar o programa para ser discutido ao nível da sessão parlamentar, mas, alerta que, o plenário é ” soberano” para votar e decidir, recorda Cassamá.
Cassama disse ter aceitado o desafio, porque, tendo em conta a experiência pensou que podia fazer ponte entre as partes.
” Pensei que podia fazer ponte entre os partidos políticos, infelizmente que não foi isso que aconteceu, mas, tenho esperança que há de encontrar solução que possa tirar o país da situação política que se vive “
Em relação a dissolução do parlamento, Cassamá, disse que essa posição não deve constituir preocupação por parte dos deputados, ou seja, devem estar preparados para a dissolução do Parlamento em qualquer momento. Contudo, alerta que, se o Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, dissolver o Parlamento haverá ainda uma outra crise ” mais séria” por que de acordo com o líder do parlamento, não haverá governo e a comunidade internacional não irá reconhecer nenhum governo, daí que para Cassamá, o importante é privilegiar dialogo com todos os partidos políticos.