Cimeira CEDEAO: Guiné-Bissau na lista de espera, ja há Acordo entre Dacar e Conacri para reabertura das suas fronteiras

À margem da abertura da 59ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizada no sábado 19 de Junho em Acra (Gana), os Presidentes Alpha Conde da Guiné e Macky Sall do Senegal concordaram em assinar um memorando de entendimento sobre cooperação militar e técnica.

Este acordo que liga os seus dois países foi rubricado pelo Ministro guineense da Defesa Nacional, Mohamed Diané, e pelo seu homólogo senegalês Sidiki Kaba, graças à mediação do actual Presidente da Conferência dos Chefes de Estado da CEDEAO, Nana Akufo-Addo

Ou melhor falar da aproximação entre Conakry e Dakar, o memorando que foi rubricado deverá permitir uma colaboração em matéria de segurança entre os dois países que assim levará à reabertura das suas fronteiras comuns fechadas desde as vésperas das eleições presidenciais La-guineenses de Outubro de 2020.

O memorando surge após um processo de mediação de vários chefes de Estado e do presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, mas especialmente com o envolvimento pessoal da Ganesa Nana Akufo-Addo que veio especialmente para se encontrar com Alpha Conde em Conakry no dia 10 de Junho de 2021 para resolver os últimos pontos antes da Cimeira de Acra.

Na mesma dinámica tudo indica que proximo passo será sentar o presidente Alpha e Umaro ainda nao existe nem de longe sinais de reaproximações entre os dois estados, resta esperar as futuras negociações entre os dois presidentes, uma verdadeira challenge, tendo em conta as ultimas intervenções do PR guineense na cimeira, em que apontou presidente Condé como sendo unico culpado nesta contenda.

De recordar que a Guiné-Conacri decidiu unilateralemente incerar suas fronteiras com três países vizinhos nomeadamente Guiné-Bissau,Senegal e Serra-Leoa. Este ultimo que através fortes negociações reabriram e retomaram as relações, matendo a Guiné-Bissau e Senegal incerados desde as ultimas eleições, invocando motivos da segurança.

Autor: CAP-GB

Partilhe este artigo

cap gb o amanha começa aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva email noticias cap-gb

capgb info email seja assinante: