Cidadãos detidos durante a vigília frente a MINSAP ja se encontram em liberdade


Por: Laércia Valeriana Insali
Um grupo de jovens e Cidadãos Guineenses realizaram esta terça-feira 21 /09 /2021 uma vigília frente ao Ministério da Saúde para exigir a reabertura dos Centros de saúde Público.
Dois destes Jovens foram detidos pelas forças de segurança, tratam se Assana e Sérgio, durante a manifestação.
Segundo os promotores, não chegaram a um entendimento com a força da ordem, na qual estes alegaram que os manifestantes não tinham nenhum documento legal que autorizava a realização da vigília, e ordenaram que saíssem do lugar mas mantiveram determinados nas suas reivindicações.


Conforme Assana Baldé, na pagina facebook da UPG um dos detidos, explicou que durante a vigília estava a fazer live (direto) no internet para que internautas podessem acompanhar nas redes sociais e as forças de segurança o impediu julgando que algum polícial podia ser visto divulgando assim sua identidade no live e logo pediram que ele e o seu colega Sérgio os acompanhassem a 2°esquadra.
“No caminho um dos Agentes torturou o meu companheiro e o machucou na mão” . informou, sem avançar com detalhes e motivos da tortura
Por outro lado, informou que receberam solidariedade da UNTG onde solicitaram um advogado para acompanhar o processo e depois da audiência foram libertados.