Chuvas torrenciais: Mais de vinte e cinco milhões de hectares foram inundadas


Revelou hoje, o director do Gabinete de Planificação Agrária do Ministério da Agricultura, durante a apresentação do relatório sobre as inundações de bolanhas.
Marcelino Vaz justificou que mais de 9 mil pessoas foram diretamente afectadas pela força da natureza e assim como mais ou menos 82.584 beneficiários indiretamente.
O potencial da produção das zonas afetadas pela inundação este ano estima-se o potencial de 25 toneladas por unidade de terra, equivalente a 64.306 toneladas de arroz paddy (arroz em casca), correspondendo 48.229, 5 toneladas limpo.
Face a situação, o ministério prevê a penúria alimentar ao nível das zonas atingidas com reflexos para todo o país.
Perante o facto, o responsável mostrou-se preocupado com a vulnerabilidade á insegurança alimentar para os beneficiários afetados, com fortes possibilidades de haver a fome, consumo abaixo de necessidade e a falta de insucesso agrícolas para a próxima campanha agrícola 2021/2022, já que os camponeses afetados pela calamidade não estarão em condição de reembolsar (pós-colheita) os insumos recebidos do governo sob forma de crédito.
Apontando a possibilidade do agravamento do êxodo rural ou a forte imigração de jovens das zonas das calamidade para centros urbanos a procura de melhores condições de vida.